26 de junho de 2017

FELICIDADE: É TÃO SIMPLES!


                                         
                                            SL. 1.1-6; MT. 5.1-12

A felicidade é definida como o estado de alma de quem é feliz, bem estar, contentamento, bom êxito ou sucesso. Na filosofia grega, os eruditos, afirmam que Platão e Sócrates associavam a felicidade com a virtude. Sócrates, por sua vez, considerava um homem feliz aquele que sua essência fosse à justiça. Epícuro, também filósofo grego, considerava a busca do prazer (hedonismo) essencial para a felicidade. Tales de Mileto escreveu que feliz é “quem tem corpo são e forte, boa sorte e alma bem formada”. Já em Tomás de Aquino, filósofo cristão, a felicidade tomou um novo sentido e voltou-se para a noção de bem aventurança espiritual.

A noção de que o homem feliz é aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos é a noção que o Salmista Davi propõe logo no inicio da coletânea do livro dos Salmos no Velho Testamento. Este homem, diz ele, “será como uma árvore plantada junto a correntes de águas que no seu devido tempo dará o seu fruto e tudo quanto fizer prosperará.”

Essa mesma noção, também pode ser verificada no intitulado Sermão da Montanha, no Novo Testamento, que por sua vez, demonstra a vida a ser vivida no Reino futuro de Deus como uma vida de bem aventurança, isto é, felicidade e regozijo que já se manifestam no aqui e agora na expectativa do ali e então. Percebe-se nitidamente que ao final das contas o prazer verdadeiro que um homem venha a sentir está relacionado aos aspectos futuros da vida no Reino de Deus. Pois felizes, de acordo com o escritor bíblico, “são os humildes, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os limpos de coração,os pacificadores,os perseguidos por causa da justiça e os perseguidos com injurias e mentiras. Esses podem se regozijar e exultar porque grande é o galardão deles.”

Deste modo, passamos a sugerir alguns aspectos importantes na busca da felicidade:

  1. Não faça da felicidade a busca prioritária da sua vida; (hedonismo)
  2. Não deixe de fazer os outros felizes, pois fazer os outros felizes é salutar para a felicidade da sua própria alma;
  3. Priorize o reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas serão acrescentadas. Busque a vontade de Deus em todos os aspectos e você será bem sucedido. O temor do Senhor...
  4. O Evangelho da Graça propõe Cristo como o caminho, a verdade e a vida, isto é, o caminho para a superema felicidade do homem é crer nEle. Jesus é bom! Creia nEle e se entregue!


Considere o seguinte: "a felicidade é tão simples! Eu que complico a experiência!"

Pr. Almir Cruz


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial