20 de setembro de 2016

Conferência Jovem

ESCOLHAS...  NA TUA SABEDORIA

TIAGO 1.5,6; 3.13-18


INTRODUÇÃO: O livro de Tiago e sua introdução!

PROPOSITO: meu propósito, portanto, é exortar você como “crente” a aplicar os preceitos do Senhor às circunstâncias concretas da vida, isto é, tomar decisões sábias com base na sabedoria de Deus.

I. QUM É SÁBIO E ENTENDIDO MOSTRE

Sábio e entendido – Alguém que tem um conhecimento profundo e até profissional do ser de Deus. Era alguém conhecedor da sabedoria moral e prática de Deus.

1.       Mostre em mansidão de sabedoria as suas obras

A mansidão de sabedoria aqui proposta pelo autor “é o oposto de arrogância e indica uma atitude humilde e gentil que se expressa numa submissão paciente diante dos insultos; ela se manifesta livre de malícia e desejo de vingança.”

2.       Mostre mediante condigno proceder as suas obras.

“Sabedoria não é mera santidade eclesiástica, isto é, portar-se alinhado com os costumes do gueto evangélico, mas é Escritura internalizada e aplicada a todas as situações da vida” Heber Campos Jr. P. 83

3.       Se pelo contrário o que você mostra é:

a)       Decisões morais tomadas com base num coração invejoso;
Amargo ciúme – é um forte e ardente desejo de promover a própria opinião, à exclusão de outras pessoas.
·         Cuidado para não tomar decisões enraizadas no inveja!
b)       Decisões morais tomadas com base na ambição egoísta e partidária! Orgulho faccioso!

·         Cuidado para não tomar decisões enraizadas na ambição egoísta!
c)       Gloriar-se (orgulhar) disso e mentir contra a verdade!

Vanglória (v. 14c). O orgulho deleita-se na vanglória, e nada é mais cheio de orgulho do que a sabedoria humana. A seqüência não é difícil de entender. Primeiro, há uma ambição egoísta que conduz ao partidarismo e à rivalidade.

·         O autor faz um verdadeiro contraste entre a verdadeira sabedoria e a falsa sabedoria:

I.                    A SABEDORIA AQUI DA TERRA (falsa sabedoria)

- Definição: Qual é a origem da sabedoria humana? "Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca" (Tg 3:15). O cristão tem três inimigos: o mundo, a carne e o diabo (Ef 2:1-3). Esses três inimigos encontram-se indicados nos termos "terrena, animal e demoníaca". W.W.Wiersber

- Terrena: O mundo, por sua sabedoria, não conhece a Deus, e sua sabedoria rejeita o próprio evangelho de Deus. "Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem" (1 Co 1:18). Para Deus, a sabedoria humana não passa de loucura (1 Co 1:20), e, para os homens, a sabedoria de Deus é loucura (1 Co 2:14).

- Animal: Essa falsa sabedoria tem outra origem: é "animal". O termo usado é psukikos, que vêm da palavra grega psuke, "vida" ou "alma". Em 1 Coríntios 2:14; 15:44, 46, psukikos é traduzido por "natural", em contraste com "espiritual". Em Judas 19 é traduzido por "sensuais".

- Demoníaca: Mas tal "sabedoria terrena" também é "demoníaca". Começando em Gênesis 3, quando Satanás conseguiu enganar Eva, e se estendendo por toda a Bíblia, vemos uma "sabedoria de Satanás" operando em oposição à sabedoria de Deus.
Nota: Há uma "sabedoria do mundo" (1 Co 1:20, 21). Não se deve confundir conhecimento do mundo com sabedoria do mundo. “O mundo, por sua sabedoria, não conhece a Deus, e sua sabedoria rejeita o próprio evangelho de Deus.” W.W.Wiersbe
      
“O autor destaca ainda que onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda sorte de coisas ruins.” Tg. 3.16

·         Essas obras da carne promovem anarquia!

II.                SABEDORIA LÁ DO ALTO E SUAS CARACTERÍSTICAS

- Definição: Sabedoria é observar as coisas e tomar decisões de acordo com o ponto de vista de Deus. Ela está intimamente relacionada aos aspectos práticos do cotidiano. Não há quem pense errado e se comporte direito!

- Sabedoria que desce lá do alto contrasta com a da terra!

1.       Pura – O primeiro aspecto da sabedoria de Deus está intimamente ligada a soma de suas excelências morais, isto é, santidade. Puro é integro moral e espiritualmente! A expressão "Primeiramente, pura" indica a importância da santidade. A sabedoria de Deus conduz à pureza de vida. A sabedoria humana pode levar ao pecado. Existe uma pureza espiritual resultante de um relacionamento puro com o Senhor (2 Co 11:3); e existe um mundanismo que torna o indivíduo um adúltero espiritual (Tg 4:4).
2.      Pacífica - A sabedoria humana conduz à competição, à rivalidade e à guerra (Tg 4:1, 2), mas a sabedoria de Deus conduz à paz. Trata-se de uma paz baseada na santidade, não em concessões indevidas. A sabedoria humana diz: "Vamos encobrir o pecado e manter a união!" A sabedoria de Deus diz: "Confessem os pecados, e minha paz manterá a união!"
3.       Indulgente – Gentileza e razoabilidade nos julgamentos. Matthew Arnold gostava de chamar essa característica de "razoabilidade amável". Tem o sentido de moderação sem concessões indevidas, ternura sem fraqueza. Uma pessoa indulgente não provoca brigas deliberadamente, mas também não cede no que se refere à verdade só para manter a paz. Cari Sandburg descreveu Abraham Lincoln como um homem feito de "aço aveludado", uma excelente definição para a indulgência.
4.       Tratável – Disposto a submeter-se! A pessoa tratável está disposta a ouvir todos os lados da questão, mas não abre mão das próprias convicções. Pode discordar sem ser desagradável. Outra forma de traduzir essa palavra é "persuasão complacente".
5.       Plena de misericórdia - Estar "pleno" de algo significa "ser controlado" por algo. A pessoa que segue a sabedoria de Deus é controlada pela misericórdia. O bom samaritano! (Lc. 10.25-37)
6.       Pleno de bons frutos - Quem é fiel também é produtivo. A sabedoria de Deus não torna a vida vazia, mas sim plena. O Espírito produz fruto para a glória de Deus (ver Jo 15:1-16). O intérprete da Lei, em Lucas 10:25-37, estava disposto a discutir a questão do bom relacionamento com o próximo, mas não a ser o próximo nem a ajudar outra pessoa. A sabedoria de Deus é prática; ela muda a vida e produz boas obras para a glória de Deus.
7.       ImparcialÍntegro! Não favorecedora os lados! Quando temos a sabedoria de Deus, não vacilamos nem precisamos temer as consequências de ser justos. A sabedoria do alto dá força do alto.
8.       Sem fingimento – A SABEDORIA DE JESUS NÃO PRODUZ PESSOAS HIPÓCRITAS. O termo grego traduzido por fingido ou hipócrita, no Novo Testamento, significa "alguém que usa uma máscara, um ator". Quando a sabedoria humana opera, pode haver insinceridade e dissimulação. Quando a sabedoria de Deus opera, há franqueza e honestidade, "seguindo a verdade em amor" (Ef 4:15). "Crer é viver sem tramar."
“Somos o que vivemos, e o que vivemos é o que semeamos. Se vivermos segundo a sabedoria de Deus, semearemos justiça e paz e colheremos a bênção de Deus. Se vivermos segundo a sabedoria do mundo, semearemos pecado e guerra e colheremos "confusão e toda espécie de coisas ruins". W.W.Wiersber

CONCLUSÃO: decisões em sabedoria são escolhas morais elevadas que tomamos as quais levam em consideração o confronto do nosso coração enganoso, orgulhoso, ganancioso, amargurado e faccioso. Estas escolhas morais elevadas devem estar alicerçadas em convicções fortes que procedem da fé que temos arraigada na Palavra de Deus, na sua pessoa e obra.
Pr. Almir Cruz

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial