19 de novembro de 2010

A PROFISSIONALIZAÇÃO DA IGREJA EM BUSCA DA EXCELÊNCIA!



Rm. 2.18; Fp. 1.10

Introdução: Quem nunca pensou em ser o melhor naquilo que faz?! Ainda que agente nunca consiga, é óbvio que andamos sempre em busca de sermos melhores em tudo que fazemos. A medicina, o esportes, a informática, a democracia, a televisão, a escola, a telefonia, buscam a excelência em suas áreas de atuação. A igreja não poderia ser diferente! Ela deve buscar a excelência em tudo que faz!

Propósito: Desafiar a igreja para sua profissionalização em busca da excelência que glorifica a Deus.

Definição do termo excelência: A excelência é a qualidade de excelente. Superioridade, primazia. Ser excelente é ser superior em gênero. Ser excelente é ser primoroso e magnífico.

I. A BUSCA DA EXCELÊNCIA PROFISSIONAL BASEIA-SE NO SER DE DEUS!

  1. Deus é santo, puro, perfeito! Ele não é o melhor dentre os deuses existentes! Ele é o único Deus! O padrão! O modelo de perfeição!
  2. Nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus, isto é, o homem é um ser criado com intelecto, emoção e vontade. O pecado fez o homem perder a sua semelhança moral com Deus, o que era a sua impecabilidade (Gn. 9.6; tg. 3.9). Portanto, há no homem uma insatisfação contínua com a sua própria imperfeição! Filosoficamente o homem anda em busca de aperfeiçoar a sua existência e tudo ao seu redor.
II. A BUSCA DA EXCELÊNCIA PROFISSIONAL GLORIFICA A DEUS!

  1. Quando nos afastamos do pecado e buscamos sempre fazer o que é certo de acordo com a Sua Palavra glorificamos o Seu nome!
  2. Quando nos afastamos da mediocridade e buscamos fazer sempre o melhor  em tudo diante dos olhos de Deus glorificamos o Seu nome.
  3. Quando buscamos a excelência em nossas vidas cristãs, produzimos na igreja crentes maduros e santos.

III. A BUSCA DA EXCELÊNCIA PROFISSIONAL TRAZ PROSPERIDADE!

  1. O preguiçoso/ocioso não faz nada por ser cheio de desculpas esfarrapadas! (Pv. 6.6, 9; 12.27; 13.4; 15.19; 19.24.20.4; 21.25; 23.13; 24.30; 26.16; 31.27; Ecl.10.18).
  2. O medíocre vive apenas na média fazendo apenas o que satisfaz a sua consiência medíocre.
  3. O diligente glorifica a Deus porque busca a excelência e isto traz prosperidade para si mesmo e o mundo ao seu redor (II Pd. 1.5, 10; Jd. 3; Pv. 10.4; 12.24; 13.4; 21.5).

IV. A BUSCA DA EXCELÊNCIA PROFISSIONAL TEM SEUS PERIGOS!

  1. O papel da igreja. Organismo ou organização? A igreja é um corpo organizado!
  2. O papel do pastor. Pastor de ovelhas ou líder executivo. Ele é um guia espiritual! Instrumento na edificação da congregação!
  3. O papel dos crentes normais. Servos (ministros) ou máquinas? Servos/voluntários!
  4. Os que são sustentados podem achar que a tarefa de servir melhor é dos que recebem dinheiro. Quando o assunto envolve dinheiro nós temos muitas coisas para descobrir concernente a vida das pessoas.

CONCLUSÃO:

A nossa igreja tem um sonho ministerial, mas se os seus líderes e membros não trabalharem com afinco pela realização deste sonho, certamente o sonho se tornará em mais um pesadelo evangélico. O sucesso deste corpo organizado depende do empenho daqueles que dedicarem suas vidas como prioridade ao reino de Deus aqui nesta terra como testemunho do seu serviço de amor ao nosso bondoso Deus e ao próximo.
Entretanto, boa parte desta poderá seguir o caminho da preguiça e da ociosidade, justificando esta atitude ingrata com desculpas esfarrapadas. Outra parte desta igreja, poderá seguir o caminho da mediocridade, fazendo apenas o possível para manter a consciência tranqüila, afinal de contas estarão fazendo muito mais do que muitos outros.
Porém, aqueles que levarão esta igreja ao sucesso da excelência, não serão preguiçosos, nem os medíocres sempre satisfeitos, mas os diligentes. Aqueles que são apaixonados por Jesus e sua obra. Aqueles que glorificam a Deus servindo ao Senhor e aos outros em amor. Aqueles que nunca estão satisfeitos e sempre querem mais porque sabem que podem dar mais, fazer mais, conseguir mais. Aqueles que desafiam suas próprias justificativas, suas desculpas, e seguem servindo ao Senhor com disciplina e paixão, demonstrando assim, sua profunda intimidade e consciência da proclamação do Evangelho da Graça e do conseqüente crescimento da igreja de Deus no mundo.
Estes diligentes serão homens e mulheres que das suas próprias vidas produzem o que é necessário para a prosperidade excelente de sua vida particular e da vida da igreja ao seu redor. Você pode ser próspero e fazer prosperar a muitos ao seu redor, além de ajudar a igreja de Deus a ser próspera e bem sucedida no Reino de Deus na terra.
DESAFIO PRÁTICO:
Se você deseja ser excelente em tudo que você faz pra Deus! Se você deseja consagrar a sua vida pra Deus ao ministério entendendo que Ele tem lhe chamado para uma missão na sua obra aqui na terra eu lhe convido a vir aqui a frente para orar!
Pr. Almir Cruz







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial