22 de julho de 2013

Provérbios de Salomão:
o caminho mais curto para o tombo é a soberba

A soberba tem muitos nomes -- altivez, arrogância, exibicionismo, jactância, orgulho, ostentação, pedantismo, pernosticidade, presunção, vaidade, vanglória.
 A soberba tem muitos rostos -- existe o orgulho do berço nobre, o orgulho do sobrenome famoso, o orgulho da beleza corporal, o orgulho social, o orgulho religioso, o orgulho da ortodoxia, o orgulho pentecostal, o orgulho carismático e até o “orgulho gay” e o “orgulho hétero”. O mais nocivo de todos é o orgulho da humildade.
 A vaidade é um dos ingredientes mais indesejados e poderosos da pecaminosidade latente. O ser humano nasce e cresce com essa propensão e lida com ela a vida inteira. Pois a cultura secular estimula e favorece a soberba do berço ao túmulo -- no lar, na escola, na igreja e na sociedade.
Talvez não haja outro livro da Bíblia tão contundente contra o pecado da soberba quanto os Provérbios. Ele associa a queda, o fracasso e o escândalo ao orgulho, como se pode ver em seguida.

Deus zomba dos que zombam dele e ajuda os humildes (3.34, NTLH).

Eu odeio o orgulho e a falta de modéstia (8.13, NTLH).

Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes (11.2, NVI).

Brigas e discussões são provocadas pelo orgulho, mas as pessoas humildes aceitam conselhos e se tornam sábias (13.10, NBV)

O Senhor detesta todos os orgulhosos; eles não escaparão do castigo, de jeito nenhum (16.5, NTLH).

A desgraça está a um passo do orgulho: logo depois da vaidade vem a queda (16.18, NBV).

Mais vale ter um espírito humilde e estar junto dos oprimidos do que partilhar das riquezas dos orgulhosos (16.19, NBV).

Quem vive se gabando está correndo para a desgraça (17.19, NTLH).

Antes de sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra (18.12, NVI).

Os maus são dominados pelo orgulho e pela vaidade, e isso é pecado (21.4, NTLH).

Você quer saber o que há no coração de um homem que vive zombando de tudo e de todos? Orgulho, convencimento, ódio e atrevimento (21.24, NBV).

Para conseguir riqueza, respeito dos homens e uma vida feliz, você precisa ser humilde e temer o Senhor (22.4, NBV).

Não se engrandeça na presença do rei, e não reivindique lugar entre os homens importantes; é melhor que o rei lhe diga: “Suba para cá!”, do que ter que humilhá-lo diante de uma autoridade (25.6-7, NVI).


O homem é derrotado pelo seu orgulho, mas o de espírito humilde será respeitado (29.23, NBV).                                                                                                                                                                                                                                        Ultimato/Dez 2011

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial